Minhas Opiniões

          Oi pessoal. Como primeira postagem, vou falar sobre algo que li durante toda a semana nos jornais e que indignou a todos.

          Com certeza você ouviu falar da estréia do filme “A Serabian film – Terror sem limites”, a primeira e polêmica obra do diretor sérvio Srdjan Spasojevic. Se não ouviu falar pela estréia em circuito nacional no festival de filmes fantásticos RioFan, ouviu pela polêmica absurda que ele causou. 

          Então primeiramente, vamos falar sobre o filme propriamente dito. Ele mistura doses cavalares de violência com necrofilia, estupro de recém-nascido e incesto envolvendo uma criança de 5 anos, conta a história de um ator pornô que, em seu último trabalho, é drogado e levado a realizar diversas atrocidades. 

          Ok. Sinopse péssima, né? Mas o grande problema não foi esse. Um filme tosco, que passaria desapercebido e anônimo pelo circuito de cinema, se tornou uma grande celebridade nacional. Tudo por conta da ignorância dos nossos políticos e da nossa “Justiça”.

          Pessoas que nem sequer viram o filme, resolveram, meramente baseados em críticas de wikpédia e matérias de jornal e internet, proibir a veiculação do filme; ferindo um dos princípios básicos da nossa constituição, o da Liberdade de Expressão (Artigo 5º - “é livre a expressão da liberdade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.”)

          A proibição nos joga para uma época em que cabia aos mais diversos poderes – os mais ricos, mais sábios e mais velhos – definir as imagens que poderiam fazer parte da comunidade e aquelas que não poderiam, impedindo que certas idéias circulassem.

          E aí mora o perigo. A CENSURA, banida do Brasil pela Constituição de 1988, proibiu e adulterou centenas de filmes no passado, durante a ditadura. Será que esse poderia ser o primeiro passo em direção a uma “nova ditadura”? Começando de leve, cheios de “boas intenções”...e quando percebermos, todas as nossas formas de expressão com liberdade já terão sido tolhidas.

          O pior de tudo é que a Desembargadora responsável pela proibição, ainda sugere que não temos equilíbrio emocional para assistir determinados filmes. Ela diz que:
“não se pode admitir e permitir que, em nome da liberdade de expressão, cenas de extrema violência física e moral (...) sejam levadas ao grande público, vez que podem causar reações adversas (...) em pessoas sem equilíbrio emocional e psíquico adequado para suportar tais evidências de desumanidade”.

          Definitivamente, eu não tenho o menor equilíbrio emocional para entender como a Justiça pode determinar quem está apto emocionalmente para assistir um filme. Todos os comentários contrários partem de pessoas que nem sequer assistiram o filme. E quem viu, diz que não existem cenas pornográficas entre crianças e adultos nem entre adultos; as cenas não passam de insinuações.

          Conforme André Miranda, crítico de cinema; o Brasil vive um bom momento no cinema, com aumento de salas, bilheterias e novas produções. O cinema é muito mais do que entretenimento, podendo ser reflexão e debate. 

          Com toda essa polêmica, o filme subiu na lista de downloads ilegais, deixando de ser exibido sob o controle da classificação de idade (apenas para maiores de 18 anos), sendo exibido possivelmente em casa e podendo até estar sendo visto por crianças. 

          Eu, pessoalmente, não tenho o menor interesse em assistir esse filme. Porém, essa é a MINHA decisão. Cabe a MIM decidir pagar ou não o ingresso para assisti-lo e não a Justiça, como é o que está sendo feito. Para mim, isso é censura. E todo o tipo de Censura é inadmissível na sociedade de hoje; até mesmo para evitar que ela retorne a todo o vapor e eu (NÓS) percamos o direito de ESCOLHA.

2 comentários:

  1. Xuxu ficou muito lindo aqui ^^ Muito msm, vc á de parabens ^^
    Já to seguindo viu?? E fui a primeira ^^ Me segue tbm viu??
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lila, tudo muito lindoooooooo.
    Já sou ua seguidora. se quiser, me siga tb. http://akiquite.blogspot.com e http://fakiquite.blogspot.com
    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir